Como usar ISS pago durante o ano para pagar IPTU

Sempre que te perguntam “Coloca o CPF na nota?”, você deve dizer que “Sim”. Quando faz isso, você recebe de volta um pouquinho do ISS que será cobrado do prestador de serviço.

Em geral,  você pode usar esses créditos para abater no valor do seu IPTU (Imposto Territorial Urbano). Cada prefeitura dá benefícios diferentes. Em algumas cidades além de abater do IPTU, você pode optar por receber o dinheiro direto na sua conta bancária ou até mesmo participa de loterias com direito a prêmios em dinheiro (é o caso de São Paulo, que dá um milhão de reais ao premiado).

Se você mora no Rio de Janeiro, você pode usar como créditos de IPTU (só precisa ter acumulado R$ 1,00 para isso). Tem uma pegadinha no caso do IPTU: você precisa fazer esse pedido de 1 a 30 de setembro do ano anterior – coloque isso no seu calendário! Você pode verificar sua situação em https://notacarioca.rio.gov.br/tomador/contacarioca/UtilizarIPTU.aspx. Se você não é do Rio, pesquise para saber quais os benefícios em seu município e como utilizá-los.

ATUALIZAÇÃO

Para quem mora no Rio de Janeiro, não é mais possível receber o dinheiro em sua conta. Após o decreto Nº 44391 de 06 de abril de 2018 , a única maneira de usar os créditos no Rio é abater do IPTU.